sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Charges da semana




Obama anuncia plano para reduzir endividamento de universitários

Se aprovado pelo Congresso, o projeto vai condicionar maior ajuda federal e subsídios às universidades com melhor avaliação. A medida pretende punir universidades que aumentaram demais o preço das anuidades.

Quer ler? http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/08/1330254-obama-anuncia-plano-para-reduzir-endividamento-de-universitarios.shtml

Chefe da ONU acredita que intervenção na Síria é "questão de tempo"



Na última quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU não conseguiu se colocar de acordo para que seus técnicos realizassem uma investigação a fundo da última denúncia de ataque químico nos arredores de Damasco, uma ação que, segundo a oposição síria, causou a morte de pelo menos 1.300 pessoas.
"Estou especialmente preocupado pelos relatórios que falam do possível uso de armas químicas sobre civis. Condeno da forma mais dura possível esta escalada de violência", acrescentou o secretário-geral da ONU, que chegou a Seul para repassar a agenda humanitária do país.
Sobre o possível uso de armas químicas no conflito, Ban reiterou que os mesmos violam as leis internacionais e supõem "um crime contra a humanidade que deverá reportar graves consequências".
[...]

Continue lendo: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/08/1330777-chefe-da-onu-acredita-que-intervencao-na-siria-e-questao-de-tempo.shtml

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Editorial: Lixo no bolso

[...] Ações educativas têm papel relevante a cumprir e, num país conhecido pelo desprezo sistemático a normas legais, manter a fiscalização é primordial. Sem isso, o programa Lixo Zero poderá não passar de simples operação de marketing.

LER: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/08/1330023-editorial-lixo-no-bolso.shtml

Editorial | Extermínio consentido



São sírios e egípcios, parecem distantes de nós pela geografia, pelas nacionalidades e até por seus credos religiosos. Por vezes, uma ou outra curiosidade _ o fato de que dois presidentes brasileiros receberam tratamento médico num hospital paulista chamado Sírio-Libanês ou a circunstância de que um ex-presidente egípcio visitou o Palácio do Planalto apenas dois meses antes de ser deposto _ servem para lembrar que, além da distância, existem também afinidades. O maior ponto de contato é que, tanto quanto o brasileiro, esses povos são parte da comunidade humana. Suas vidas são iguais às nossas na duração, nos sentimentos e na humanidade. É por isso que o Ocidente, especialmente os países e as organizações líderes do sistema de governança global, não podem mais silenciar diante da barbárie que ocorre naqueles países da Ásia e da África, mergulhados em sangrentas lutas políticas pelo poder.
Os horrores do século passado deixaram uma amarga lição: a de que qualquer sistema de nações baseado exclusivamente no maquiavelismo, na brutalidade e no domínio dos fracos pelos fortes está fadado a perecer. A noção simples de direitos humanos, que nos foi legada pelo Iluminismo, mas que somente há pouco mais de 60 anos tornou-se inseparável das relações entre países, deve ser mantida a salvo de quaisquer turbulências, ainda que de natureza doméstica.

Continue lendo:
http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2013/08/22/editorial-exterminio-consentido/?topo=13,1,1,,,13

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Artigo| Não há culpados

Se continuarmos
culpando os outros,
seremos tão infantis
quanto as
nossas crianças!

ANMOL ARORA*

De manhã, quando peguei, como de costume, a Zero Hora e deparei com a foto da escola incendiada em Eldorado do Sul, fiquei me perguntando: o que está havendo? O que posso fazer? A resposta para a primeira pergunta já tenho há bastante tempo, que vai desde problemas sociais, pobreza, drogas, falta de esperança, falta de amor, falta de limites, questões espirituais etc. A resposta para a segunda pergunta é a que mais me interessa neste momento. Não gasto mais tempo culpando os outros, reclamando e repetindo expressões como “que horror”.
[...]

Continue lendo: http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2013/08/14/artigo-nao-ha-culpados/?topo=13,1,1,,,13

Artigo| Sem educação, seremos escravos da ignorância

ZH

15 de agosto de 2013

Será por meio da
educação efetiva e
de qualidade que se
alcançará o Estado
Democrático
de Direito

DENISE SOUZA COSTA*

As recentes manifestações populares revelam várias faces deste novo momento da democracia brasileira. A sociedade em rede se mobilizou e reencontrou seu espaço, nas ruas, e foi ouvida. A cidadania ativa fortaleceu a democracia, porém para seu pleno exercício precisamos formar cidadãos cada vez mais aptos e capazes de tomar suas próprias decisões e de assumirem as suas responsabilidades. Sendo assim, quanto maior for o nível de escolaridade de um país, maiores condições terão seus integrantes de formarem juízos de valor para fazerem suas escolhas e participarem da construção de soluções concretas para uma sociedade mais justa e igualitária. [...]

continue lendo: http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2013/08/15/artigo-sem-educacao-seremos-escravos-da-ignorancia/?topo=13,1,1,,,13

Editorial ZH 15/08

http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2013/08/15/editorial-foco-na-impunidade/?topo=13,1,1,,,13