terça-feira, 29 de abril de 2014

Qual a sua opinião sobre o rolezinho?


Um olhar:

No último sábado, a Polícia Militar deteve três pessoas no Shopping Metrô Itaquera. Os jovens teriam furtado objetos. Em eventos anteriores, no entanto, mesmo sem registro de roubos ou de quebra-quebra, dezenas de "rolezeiros" foram levados para a delegacia (confira na linha do tempo).

— A sociedade não está entendendo que não se trata de uma manifestação. Esses pequenos grupos são movimentos de ostentação. Eles estão tentando participar daquela realidade apresentada na TV, nos clipes musicais, e querem pertencer a esse mundo, que não é real para eles, mas eles querem participar — comenta o advogado André Zanardo, membro do coletivo Advogados Ativistas, que apoia causas populares.

Na opinião de Zanardo, diante da repercussão das medidas repressivas, o rolezinho se tornou uma "crítica anticapitalista". Esse é o tom da descrição dos eventos convocados para o fim de semana dentro e fora de São Paulo. Um deles sugere levar pão com mortadela para ser consumido na praça de alimentação do shopping e entrar nas lojas apenas para experimentar roupas. A convocatória diz ainda para "fazer tudo de maneira pacífica, sem querer causar tumulto, só a presença já incomoda bastante".

Leia mais: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/01/discriminacao-de-rolezinho-em-sao-paulo-vira-causa-de-movimentos-sociais-4389022.html

 

Outro olhar:

— Os empreendimentos têm a grande responsabilidade de zelar pela segurança e pelo bem-estar de todos. Por isso, é essencial lembrar que o espaço físico e a operação do shopping não são planejados para receber, com segurança, eventos de grande porte ou manifestações públicas de qualquer natureza — afirmou 5R, empresa que administra o empreendimento, em nota oficial.

Leia mais: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/04/para-evitar-rolezinhos-shopping-de-rio-grande-proibe-a-entrada-de-menores-desacompanhados-4486549.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário