segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pré-modernismo

Pré-modernismo -->

Termo empregado para denominar o período cultural Brasileiro compreendido nas duas primeiras décadas do século XX. O Pré-modernismo não chegou a construir uma escola ou um movimento literário. Foi antes um cruzamento de várias tendências estéticas do fim do século XIX (Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Impressionismo e Simbolismo) com a incorporação de alguns aspectos novos.

Representantes -->

Poesia

Augusto dos Anjos

Prosa

Graça Aranha |  Euclides da Cunha | Monteiro Lobato | Lima Barreto | João Simões Lopes Neto
 
Embora os representantes do Pré-Modernismo apresentem traços individuais e estilos próprios, há neles alguns pontos em comum:
Ruptura com o passado= As novas produções rompem com o academismo e com os modelos preestabelecidos pelas antigas estéticas.
Denúncia da realidade = A realidade não oficial passa a ser atemática do período. Há nacionalismo crítico e questionamento social, político e econômico.
Regionalismo= São retratados o sertão nordestino, o interior paulista, os subúrbios cariocas, entre outras regiões brasileiras.
Tipos humanos marginalizados = Nas obras desse período, encontram-se retratadas muitas figuras marginalizadas pela elite, como o sertanejo nordestino, o caipira, o mulato, entre outros tipos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário